Registro no Ministério do Trabalho e da Economia pelo Técnico em Segurança no Trabalho

Desde o advento da Portaria nº 89 de janeiro de 2016 o técnico em segurnaça no trabalho não precisa ir pessoalmente nos postos do Ministério do Trabalho para obter sua certificação(carteira) esse processo se dá todo on-line e neste artigo abordamos passo a passo como realizar o cadastro on-line.

11/11/20254 min ler

registro de técnico em segurança no trabaçho
registro de técnico em segurança no trabaçho

Muitos técnicos de segurança do trabalho ainda acham que o registro profissional correto é o que é feito na carteira de trabalho.Acontece que isso não é mais verdade desde 2016.

Neste artigo, falaremos sobre essa mudança e mostraremos passo a passo como fazer seu registro online sem sair de casa.Toda a documentação será entregue eletronicamente, lembremos da Portaria nº 89 de janeiro de 2016, do Ministério do Trabalho, que trata da substituição das anotações de registro na carteira de trabalho pela carteira de registro profissional.

Este registro garante que o exercício profissional esteja formalizado em lei.Para obter sua carteira de registro profissional, você não precisa mais ir à unidade descentralizada do antigo Ministério do Trabalho para entregar a documentação. O processo é todo online nos dias de hoje.Agora, mostraremos um passo a passo bem simples, dividido em duas etapas.

A primeira etapa é feita pelo Ministério do Trabalho e a segunda pelo Ministério da Economia. Vamos ao primeiro passo a passo;

Você deve acessar o sistema de registro profissional no site do Ministério do Trabalho.

O link está aqui https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/trabalhador/registro-profissional

Vá para o menu, solicitações, registro profissional.

Em seguida, digite seu CPF e clique em pesquisar.

Digite seu nome, o nome da sua mãe e a data de nascimento.

E preencha os dados pessoais na ficha de solicitação de registro profissional.

Observe os campos com um asterisco, que são obrigatórios.

Clique em continuar e preencha a ficha da sua profissão que será registrada.

Vá para categoria, depois função e atenção para selecionar o documento de treinamento que será enviado.

Clique em incluir e você terá a profissão que será registrada no MTE.

Verifique se tudo está preenchido corretamente.

Quando tudo estiver correto, clique em TRANSMITIR e preste atenção ao aviso de confirmação.

Após a transmissão, o acesso às alterações não será mais permitido.

Não se esqueça de que agora você precisará imprimir este requisito gerado, assinar manualmente entre a data e seu nome, que estão no final do documento, e então digitalizar o documento assinado.

O documento assinado será necessário na próxima etapa, que mostraremos a seguir.

Além disso, certifique-se de deixar digitalizada toda a documentação listada no requisito.

Atenção ao prazo de entrega da documentação, que também será feito online no site do Ministério da Economia.

A partir de agora, todo o processo de acompanhamento será feito por meio do número da solicitação.

Não gere outra solicitação de registro para a mesma profissão para evitar atrasos no processo.

Se desejar verificar a conclusão desta primeira etapa,

você deverá acompanhar a solicitação e o registro profissional.

Insira seu CPF e o número da solicitação que acabamos de gerar.

Assim, teremos o resultado da pesquisa, mostrando que o registro está aguardando o protocolo.

Vamos para o próximo passo? Agora vamos protocolar os documentos no site do Ministério da Economia.

Para o segundo passo, você deve acessar o seguinte site https://www.gov.br/economia/pt-br para protocolar documentos do Ministério da Economia.

Clique em Iniciar. e acesse sua conta do Gov.br.

Se você ainda não criou uma conta,

basta inserir seu CPF e clicar em Continuar para se cadastrar.

Se você já possui uma conta,

insira seu CPF e depois sua senha.

Clique em Autorizar.

Primeiro, você precisa escolher o tipo de solicitação.

1. Protocolo de documentos para o Ministério da Economia.

Leia as informações com atenção.

Se você mesmo estiver fazendo protocolo,

não precisa selecionar a opção "Quero solicitar em nome de outra pessoa".

É obrigatório informar o número de celular e opcional informar o número de telefone fixo. Clique em Continuar para a etapa 2.

Agora é hora de adicionar o documento assinado e digitalizado.

Selecione Documentos e adicione o arquivo digitalizado que está no seu computador.

Em seguida, clique em Adicionar Dados à Tabela.

Se este for o seu primeiro documento, clique em Não. Se você estiver adicionando um segundo documento para corrigir algo, por exemplo, clique em Sim.

No nosso caso, que é o primeiro documento, não vamos marcar.

Em seguida, adicione toda a documentação listada nos documentos.

Documento de identidade,

CPF, certificado de residência, certidão de nascimento (se houver alteração de nome), diploma e clique em Adicionar Dados à Tabela.

Ao final, todos os documentos anexados serão listados na tabela.

Assim que tudo estiver correto,

clique em Prosseguir para a Etapa 3.

Agora é hora de revisar as informações.

Ao final, a opção Concordo com os Termos deve estar marcada.

Para isso, clique em Enviar solicitação e baixe o comprovante.

Com o recibo e número do protocolo você poderá acompanhar o andamento do seu processo que varia caso a caso por isso mais uma vez é importante não ficar criando requerimentos novos se há um em andamento quando seu registro estiver concluído você poderá imprimir o seu cartão de registro profissional Sempre que precisar através do sistema CP web do Ministério do Trabalho aquele que mostramos lá na primeira etapa lá você vai em impressões emitir cartão de registro profissional preencha seus dados da pesquisa e feito. Muito bem pessoal e este foi mais um desafio concluído com sucesso Eu espero que você tenha gostado eu espero que de alguma forma deste artigo tenha te ajudado. Ah se possível for compartilha esse artigo com algum colega que se interessar em somar aqui conosco e indique o nosso site aos profissionais de segurança e saúde.